Este livro deriva da tese defendida por Alexandre Ribeiro Neto no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em 2015. Sua aprovação culminou um processo iniciado cinco anos antes, na seleção para o curso de doutorado, quando Alexandre contagiou a banca com seu entusiasmo por seu projeto de pesquisa. Ele propunha estudar a exploração de crianças negras contratadas por Soldada e supostamente afastadas do processo de escolarização em Vassouras, entre 1889 e 1930, lidando com fontes ainda não analisadas, que o permitiriam rediscutir a invisibilidade delas no universo escolar e nos segmentos sociais alfabetizados.
Caro leitor, ao embarcar nesta viagem pelo patrimônio material e imaterial da Amazônia, você descobrirá que cada página é um convite à reflexão, à compreensão das raízes e à valorização de uma região tão vasta e diversa, cujas histórias se entrelaçaram para formar um legado único e precioso para toda a humanidade. Aproveite esta jornada e desvende os segredos e encantos da Amazônia, com todos os seus saberes e fazeres que nos conectam com o passado, o presente e o futuro dessa rica e pulsante herança cultural.
Produto de pesquisa desenvolvida entre os anos de 2020 e 2023, a obra discute transformações observadas na realidade urbana sul-americana a partir dos aportes teóricos da economia política e da ecologia política urbana. A profunda reestruturação do espaço urbano que tem transcorrido nas primeiras décadas do século XXI aponta para a transição de um metabolismo urbano industrial para um metabolismo imobiliário financeiro.
Producto de investigaciones realizadas entre 2020 y 2023, el libro discute las transformaciones observadas en la realidad urbana de América del Sur, a partir de los aportes teóricos de la economía política y de la ecología política urbana. La profunda reestructuración del espacio urbano que ha tenido lugar en las primeras décadas del siglo XXI apunta a la transición de un metabolismo urbano industrial a un metabolismo inmobiliario financiero. Amazon Google Play Barnes & NobleO livro Literaturas de Língua Inglesa: leituras interdisciplinares – Vol. VIII, organizado por Davi Pinho e Maria Conceição Monteiro, é mais um livro de uma longa e importante série de publicações da especialidade de Literaturas de Língua Inglesa do programa de Pós-graduação em Letras da UERJ. Esta série que se iniciou em 2003, com as publicações sob o título de Feminismos, Identidades, Comparativismos: Vertentes nas Literaturas de Língua Inglesa, coleção que se estendeu sem interrupção até o ano de 2015. Em 2016 se inicia uma nova série de publicações sob o título Literaturas de Língua Inglesa: Leituras Interdisciplinares, o presente livro é o oitavo livro dessa tão necessária coleção.
Amazon Google Play Barnes & NobleA longevidade desse projeto, em sua décima sexta edição, demonstra seu êxito. Quantos discentes não integraram já essa coleção? Alguns, que publicaram quando eram mestrandos, retornaram depois como doutorandos. Nomes de jovens estudantes que assinaram capítulos em outros volumes são hoje egressos brilhantes de nosso Programa, atuando como docentes em diversas instituições. Portanto, os textos presentes neste volume, como nos anteriores, representam o despontar da carreira de florescentes pesquisadores. E por incitar a prática de divulgação acadêmica como parte fundamental da vida acadêmica, esta proposta de promover publicação discente tem servido de modelo para outros grupos do nosso curso.
Amazon Google Play Barnes & NobleAo perder a chave de casa, ela se viu sem chão. Quando começou a procura, percebeu que ficava – ela mesma – mais perdida. Tinha aquele objeto como meta de encontro, o que descortinou mundos inexploráveis. A busca insana por algo que não sabia o seu lugar, se tornou a "chave" de toda uma vida...
La première partie de cet ouvrage traite des définitions et des causes de la déficience intellectuelle. Elle aborde aussi la question des théories cognitives. La deuxième partie est consacrée au développement intellectuel et à ses caractéristiques chez les personnes qui présentent une déficience intellectuelle. La stimulation et la remédiation cognitive sont également abordées. La troisième partie porte sur les processus d’apprentissage et sur la médiation des stratégies métacognitives et cognitives de résolution de problèmes chez ces individus. Enfin, la quatrième partie se penche sur la question de la surprotection et des écueils dont elle peut ponctuer le parcours scolaire. Elle présente également les étapes d’une étude de cas et propose différents outils pour sa réalisation.
Amazon Google Play Barnes & NobleA organização desta coletânea tem por fundamento um resgate de uma iniciativa editorial encetada em 2007 por um conjunto de pesquisadores da área de ciências humanas e sociais aplicadas e respectivos grupos de pesquisa cadastrados no CNPq, que resultou em um periódico. etc é um acrônimo de espaço, tempo, crítica e outras coisas, que sintetizava a amplitude das preocupações de pesquisa, assim como a intersecção e pluralidade das formações de seus integrantes, que convergiam para um conjunto de abordagens especializadas, explicitadas nos referidos grupos de pesquisa do CNPq.
Os primeiros Wernecks que chegaram àquela região, abriram caminhos e fundaram fazendas, tiveram, inclusive, outras ocupações, como políticos, militares e comerciantes. Porém, alguns filhos dos pioneiros e, principalmente, netos, formaram-se como médicos, advogados e engenheiros. E muitos, entre eles, mesmo com a formação universitária, também ocupavam cargos públicos.
Em seu relato, Benedita recolhe as lembranças afetivas e companheiras que impulsionaram todos aqueles e aquelas que se juntaram ainda muito jovens nessa batalha cívica pela autoestima de parcelas excluídas de nosso povo. Dessas lembranças há menção, como não poderia deixar de ser, do terror instalado pela ditadura no instante em que o PNA deslanchava e buscava multiplicar sua irradiação pelo território brasileiro. Hoje, no outono da vida, a geração do PNA lamenta apenas a perda de companheiros e companheiras que nos deixaram e que não podem se juntar aos sobreviventes para conclamar o nosso mais ardoroso desejo de dar prosseguimento às tarefas inconclusas.