Oferta! Ensino-aprendizagem de alemão Ver maior

Ensino-aprendizagem de alemão - Volume 2

Produto novo

O segundo volume da coleção “Ensino/aprendizagem de alemão como língua estrangeira: teoria e práxis – volume 2”, organizada pela equipe de docentes dos departamentos de Letras Anglo-Germânicas e de Linguística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Ver sumário

COMPRAR LIVRO DIGITAL

Mais detalhes

Este produto não está mais em estoque

Cálculo do Frete

Aguardando CEP

R$ 25,20

-10%

R$ 28,00

Mais informações

“O segundo volume da coleção “Ensino/aprendizagem de alemão como língua estrangeira: teoria e práxis – volume 2”, organizada pela equipe de docentes dos departamentos de Letras Anglo-Germânicas e de Linguística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, amplia de maneira sólida o escopo de divulgação das pesquisas desenvolvidas no âmbito do convênio UNIBRAL I (CAPES-DAAD) firmado entre o Instituto de Letras da UERJ e a Friedrich-Schiller-Universität, de Jena, tendo como coordenadores a doutora Magali dos Santos Moura pela instituição brasileira e o doutor Hermann Funk, na contrapartida alemã. [...]
Em sua maioria, os textos discutem as orientações pedagógicas mais recentes, entre elas as indicações previstas no Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (doravante, QECRL), dando especial destaque a reflexões acerca da viabilidade ou não da adoção de métodos vistos como propostas curriculares relativamente estanques. Boa parte dos capítulos apresenta sugestões didático-pedagógicas a respeito de vários tópicos de ensino de DaF, com a particularidade de que estão baseados em investigações empíricas de sala de aula (Lima, Gondar, MarquesSchäfer, Stanke/Moura, Heiz/Bolacio/Hölldampf), o que sem dúvida confere lastro às asserções teórico-práticas que ali são apresentadas. Outros trabalhos propõem aplicações didáticas e adaptações a partir de discussões teóricas baseadas nas orientações curriculares do QECRL (Kuhn, Funk, Voerkel, Cruz Romão), da Linguística Cognitiva (Saliés) e da Linguística Contrastiva (Meireles).
Os trabalhos aqui reunidos demonstram a necessidade de que se entenda que o processo de aquisição/aprendizagem de uma língua estrangeira não deve ser norteado por propostas didáticas sob forma de receita, mas que deve ser resultado de uma negociação da qual fazem parte vários atores: alunos, professores, coordenadores, instituições e integrantes das comunidades linguísticas envolvidas no contexto de aprendizagem. Acima de tudo, ratificam a ideia de que é preciso rever o conceito de cultura e interculturalidade em aulas de alemão como língua estrangeira, como forma de aproximar cada vez mais as comunidades linguísticas em questão.”

Este livro está disponível em versão digital que pode ser comprada no Google Play. Clique aqui para comprar.

Informações adicionais:
Nome: Ensino-aprendizagem de alemão como língua estrangeira: teorias e práxis
Autor: Magali Moura, Tânia Gastão Saliés, Roberto Sol Stanke, Ebal Bolacio (orgs.)
Editora: Letra Capital
ISBN: 978-85-7785-429-5
Páginas: 240

30 outros produtos na mesma categoria: